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[Raciocínio Lógico] Questões.

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1[Raciocínio Lógico] Questões. Empty [Raciocínio Lógico] Questões. Qui Fev 25, 2010 8:25 pm

Fontenele

Fontenele
Iniciante
Iniciante

Olá gente, trago para voces algumas questoes para voces treinarem, sucesso!

101) (PC–PE) Se Izabel está em casa, então nem Lucas estuda nem Serginho ouve música.
Se Serginho não ouve música, então Érico não vai ao concerto. Se Érico não vai ao
concerto, então ele fica triste. Érico não está triste. Logo:
(A) Izabel não está em casa e Érico foi ao concerto.
(B) Izabel está em casa e Serginho ouve música.
(C) Érico não foi ao concerto e Serginho não ouve música.
(D) Izabel não está em casa e Serginho não ouve música.
(E) Serginho não ouve música e Érico foi ao concerto.

102) (TRF) Se Lúcia é pintora, então ela é feliz. Portanto:
(A) Se Lúcia não é feliz, então ela não é pintora.
(B) Se Lúcia é feliz, então ela é pintora.
(C) Se Lúcia é feliz, então ela não é pintora.
(D) Se Lúcia não é pintora, então ela é feliz.
(E) Se Lúcia é pintora, então ela não é feliz.

103) (TRF) Se Rodolfo é mais alto que Guilherme, então Heloísa e Flávia têm a mesma
altura. Se Heloísa e Flávia têm a mesma altura, então Alexandre é mais baixo que
Guilherme. Se Alexandre é mais baixo que Guilherme, então Rodolfo é mais alto que
Heloísa. Ora, Rodolfo não é mais alto que Heloísa. Logo,
(A) Rodolfo não é mais alto que Guilherme, e Heloísa e Flávia não têm a mesma altura.
(B) Rodolfo é mais alto que Guilherme, e Heloísa e Flávia têm a mesma altura.
(C) Rodolfo não é mais alto que Flávia, e Alexandre é mais baixo que Guilherme.
(D) Rodolfo e Alexandre são mais baixos que Guilherme.
(E) Rodolfo é mais alto que Guilherme, e Alexandre é mais baixo que Heloísa.




Atenção: Para responder as quatro próximas questões deve-se considerar que:
Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um
argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente

104) Um argumento é composto pelas seguintes premissas:
- Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser
superada.
- Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não serão fantasiosos.
- Os superávits serão fantasiosos.
Para que o argumento seja válido, a conclusão deve ser:
(A) A crise econômica não demorará a ser superada.
(B) As metas de inflação são irreais ou os superávits são fantasiosos.
(C) As metas de inflação são irreais e os superávits são fantasiosos.
(D) Os superávits econômicos serão fantasiosos.
(E) As metas de inflação não são irreais e a crise econômica não demorará a ser superada.


105) Aldo, Benê e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir são
registradas as declarações dadas pelos três, após a conclusão do projeto:
- Aldo: Não é verdade que Benê e Caio executaram o projeto.
- Benê: Se Aldo não executou o projeto, então Caio o executou.
- Caio: Eu não executei o projeto, mas Aldo ou Benê o executaram.
Se somente a afirmação de Benê é falsa, então o projeto foi executado APENAS por
(A) Aldo. (B) Benê. (C) Caio.
(D) Aldo e Benê. (E) Aldo e Caio.



106) Sejam as proposições:
p : atuação compradora de dólares por parte do Banco Central;
q : fazer frente ao fluxo positivo.
Se p implica em q, então
(A) a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central é condição necessária para
fazer frente ao fluxo positivo.
(B) fazer frente ao fluxo positivo é condição suficiente para a atuação compradora de
dólares por parte do Banco Central.
(C) a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central é condição suficiente para
fazer frente ao fluxo positivo.
(D) fazer frente ao fluxo positivo é condição necessária e suficiente para a atuação
compradora de dólares por parte do Banco Central.
(E) a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central não é condição suficiente e
nem necessária para fazer frente ao fluxo positivo.


107) No Japão, muitas empresas dispõem de lugares para que seus funcionários se
exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas têm
esse tipo de programa. Estudos têm revelado que os trabalhadores japoneses são mais
produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados
brasileiros será menor que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras não aderirem a
programas que obriguem seus funcionários à prática de exercícios.
A conclusão dos argumentos é válida se assumirmos que
(A) a produtividade de todos os trabalhadores pode ser aumentada com exercícios.
(B) a prática de exercícios é um fator essencial na maior produtividade dos trabalhadores
japoneses.
(C) as empresas brasileiras não dispõem de recursos para a construção de ginásios de
esporte para seus funcionários.
(D) ainda que os programas de exercícios não aumentem a produtividade dos trabalhadores
brasileiros, estes programas melhorarão a saúde deles.
(E) os trabalhadores brasileiros têm uma jornada de trabalho maior que a dos japoneses.


108. (Ancine) Considere a seguinte seqüência de proposições.
I. Se Nicole é considerada uma ótima atriz, então Nicole ganhará o prêmio de
melhor atriz do ano.
II. Nicole não é considerada uma ótima atriz.
III. Portanto, pode-se concluir que Nicole não ganhará o prêmio de melhor atriz do
ano.
Nesse caso, essa seqüência constitui uma argumentação válida, porque, se as proposições I
e II são verdadeiras, a proposição III também é verdadeira.


109. (Ancine) Suponha que as proposições I, II e III a seguir sejam verdadeiras.
I Se o filme Dois Filhos de Francisco não teve a maior bilheteria de 2005, então esse
filme não teve o maior número de cópias vendidas.
II Se o filme Dois Filhos de Francisco teve a maior bilheteria de 2005, então esse
filme foi exibido em mais de 300 salas de projeção.
III O filme Dois Filhos de Francisco teve o maior número de cópias vendidas.
Nessa situação, é correto concluir que a proposição O filme Dois filhos de Francisco foi
visto em mais de 300 salas de projeção é uma proposição verdadeira.


110. (Ancine) Considere que duas proposições são equivalentes se e somente se possuem
exatamente as mesmas valorações V e F. Nesse caso, se A e B são equivalentes, é correto
afirmar que ¬A∧ B é sempre F.
(MPE–AM) Texto I – para os 3 itens seguintes.
Uma proposição é uma afirmativa que pode ser julgada como verdadeira — V —, ou falsa
— F —, mas não como ambas.
Considere que A e B representam proposições, e que, a partir delas, proposições compostas
são construídas. Expressões da forma A∨ B, ¬A e A →B são proposições compostas.
Uma proposição da forma A ∨ B, lida como “A ou B”, é F quando A e B forem F e é V nos
demais casos; ¬A, lida como “não A”, é V quando A for F e é F quando A for V; A→ B,
lida como “se A então B”, é F quando A for V e B for F, e é V nos demais casos.
Considere a forma de raciocínio constituída por uma seqüência de três proposições, em que
as duas primeiras são denominadas premissas e a terceira, conclusão. Um raciocínio que
tem essa forma é denominado válido quando se consideram as premissas verdadeiras e,
com isso, pode-se garantir que a conclusão seja também verdadeira.
Com referência ao texto I, julgue os itens a seguir.


111. Considerando-se como premissas as proposições “Nenhum pirata é bondoso” e
“Existem piratas que são velhos”, se a conclusão for “Existem velhos que não são
bondosos”, então essas três proposições constituem um raciocínio válido.

112. Considere como premissas as proposições “Todos os hobits são baixinhos” e “Todos
os habitantes da Colina são hobits”, e, como conclusão, a proposição “Todos os baixinhos
são habitantes da Colina”. Nesse caso, essas três proposições constituem um raciocínio
válido.


113. As proposições (¬A) ∨ (¬B) e ¬A → B têm exatamente as mesmas valorações V ou F,
independentemente das valorações V ou F atribuídas às proposições básicas A e B.





Obrigado!!

2[Raciocínio Lógico] Questões. Empty Re: [Raciocínio Lógico] Questões. Sex Jul 15, 2011 8:11 pm

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